top of page

O mundo desdobrável - Ensaios para depois do fim


de Carola Saavedra

Relicário Editora - 2021



O mundo desdobrável - Ensaios para depois do fim é um livro de ensaios que se lê sem parar, sem querer que acabe. É o primeiro livro de ensaios da Carola Saavedra, mas ele não tem "só" ensaios - aos meus olhos de leitora, que percorreu ávida cada página, marcando, escrevendo nas margens - ele também tem contos e poesias. E tudo é bem costurado, a cada novo capítulo uma viagem por nosso mundo desdobrável acontece. Desdobrável graças à Carola - que consegue desdobrar isso que cada vez parece mais (mal) dobrado, amassado e sem sentido.


O desdobramento começa pela pergunta: o que pode a literatura? E me vi levada pela arte, pela história, pela psicanálise. Por Cervantes, por Borges, por Elena Ferrante e Lygia Bojunga e Carolina de Jesus, e Kafka e Clarice, e tantos outros (encontros preciosos a cada página). Pela biologia, pelas origens, pelo surrealismo. Por oráculos. Memórias, experiências, sonhos - da Carola, e também meus. A palavra poética que distende o tempo, fura a realidade, e pergunta: quem somos nós?


Carola nos lembra da importância de fazermos perguntas. Da importância da nossa história - e da infância: "Talvez virar adulto nada mais seja do que desaprender o que sabíamos." Me fez pensar que ser adulto é mais uma miragem que inventamos. Ler esse livro me resgatou (assim como "Com armas sonolentas", romance da mesma escritora, me libertou do bloqueio de leitura que tive no começo da pandemia. Mas esse é outro livro, é outra história - ou não?).


Essa resenha é só uma tentativa. Esse livro é impossível. E, claro, imperdível.


Obrigada, Carola Saavedra, por tanto.




Publicada em agosto de 2021, no Instagram



コメント


bottom of page