top of page

A porta

por Magda Szabó

tradução Edith Elek

Intrínseca - 2021

(original em 1987, Hungria)



“Eu sabia havia muito tempo, quanto mais simples uma coisa é, mais difícil é compreendê-la,”


. história da narradora, que é escritora, e da peculiar Emerenc. a escritora contrata Emerenc como ajudante para as tarefas da casa. elas vivem numa pequena cidade da Hungria. há dois outros personagens centrais: o marido da escritora, e Viola, o cachorro - este último tem função especial na narrativa.


. as duas personagens, tão diferentes entre si, têm uma relação intensa, de amor e ódio. Emerenc vai assumindo poder sobre a casa - e sobre a escritora. e torna-se indispensável.


. a relação complexa das duas personagens permite que vejamos o infantil de cada uma delas, que parecem não ter recursos para as complexidades de uma e de outra.


“Fiquei olhando-a enquanto se afastava, pensando por que ela faz tanta questão de mim se somos tão diferentes, não entendia o que ela gostava em mim. eu escrevia, ainda era jovem, não tinha analisado a fundo como o afeto é um sentimento ilógico, mortal, imprevisível, e no entanto eu conhecia bem a literatura grega, que não trata de outra coisa senão das paixões, da morte, cujo machado reluzente é segurado pelas mãos dadas do amor e do afeto.”


. A porta consta na lista de leituras preferidas de Elena Ferrante. a relação das personagens desse livro lembra a relação das amigas Lila e Lenu, personagens da Tetralogia Napolitana.


. o livro traz uma simbologia riquíssima. trata das relações humanas em sua intimidade e também da coletividade, da diferença de classes, da diferença ideológica, do pós-guerra. sem obviedades. a porta tem muitos significados, é por onde Emerenc entra em diversas casas da rua, é por onde não se entra em sua casa. é fechamento e abertura. é um divisor de mundos.


. a edição tem alguns pequenos problemas de revisão. ainda assim, recomendo muito a leitura desse romance de tantas camadas de sentido, de tantas histórias. principalmente para quem se interessa por esse mundo das particularidades das relações entre as mulheres. e, claro, para quem se interessa por narrativas de escritores húngaros (dentre os quais me incluo).



dezembro de 2022

Opmerkingen


bottom of page